Menu Principal

quinta-feira, 22 de março de 2012

Coincidências


Ciao!

Rio de Janeiro, 19 de Março de 2012. Há exatamente um ano atrás, comecei meus estudos em Marcenaria e Design de Mobiliário com a Professora e Arquiteta Norma Correa. De lá para cá, aprendi sobre os grandes nomes do design brasileiro e internacional, sobre os vários tipos de madeira e suas aplicações, e sobre concepção, desenho, execução e acabamento do móvel propriamente dito.

Técnicas de cortes, encaixes, curvas e modelagem da madeira foram algumas das disciplinas a que me dediquei. Desenvolvi o conhecimento sobre o preparo das superfícies, sobre o tingimento e sobre o acabamento final para a obtenção dos mais diversos efeitos, como envelhecido,  lustroso,  acetinado, dentre outros.

Tornei-me amigo e, principalmente, parceiro da minha, então, Mestra. Desenvolvemos com seriedade e, ao mesmo tempo, com muita alegria e diversão, os projetos do Banco Rolha, do CAJONaldo Angelim e do CAJON Rosebud. Depois, vieram o CAJON do Barão e o Armário do Terraço, nas férias. Mais recentemente, o CAJON Xadrez e também os projetos do Banco Ampulheta e do Cachepot, com a criação da Linha Compensa. E o projeto do CAJON Gamão começa a tomar forma. Ao todo, são nove trabalhos em doze meses e ainda há alguns projetos “no papel”, ou seja, uma  produtividade muito boa e em excelente companhia!

O Banco Rolha, inclusive, ilustrou a Palestra sobre Design de Mobiliário apresentada pela Norma na mostra Morar Mais por Menos 2011, na qual fui convidado para falar sobre o processo de criação da peça. O evento foi um sucesso!

Nossa parceria produziu também o Atelier da Ladeira do Viana, que já está funcionando a pleno vapor! A primeira turma de 2012 já concluiu o curso e a próxima já começa neste Sábado, 24.

Da evolução dos nossos papos sobre design e sobre estilo de vida, passamos a conversar sobre paisagismo, fui apresentado ao trabalho do Engenheiro Agrônomo Toni Backes e já me Matriculei no seu curso de Paisagismo Produtivo na PECCA, na Universidade do Paraná.

Não podemos nos esquecer dos amigos que fizemos : Luciano e Luis, da Movelaria Belmonte; Piero, talentosíssimo marceneiro e designer; o Sr. Alberto, boa praça, sempre bem humorado, sempre quebrando nossos galhos e também muito talentoso no trato com a madeira; a Tatiana, a Valéria e a Silvana, nossas companheiras de Sábadão, com direito a almoço!

Com tanta luz, conhecimento, sabedoria, amizade e tamanha afinidade, não seria de se estranhar, portanto, que esta bela história tivesse tido iníco, justamente, em 19 de Março, dia de São José!

Faliz dia do Marceneiro!





Ciao!