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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A diferença entre Preço, Prazo e Qualidade

Ciao!

A maioria dos consumidores, quando sai em busca de um produto, sobretudo na Internet, procura basicamente duas coisas: preço e prazo. Como a nossa cultura preza "o mais barato", quase sempre a busca é focada no menor preço.

Seguindo nessa linha, adquirimos uma Geladeira e um Fogão para o Atelier e, através de sites de busca e comparação de preços, acabamos relacionando a RicardoEletro como sendo a melhor opção.

Recentemente, eu havia comprado uma máquina para a oficina nesta mesma loja e, pasmem, na época do Natal! O produto chegou em minha casa em 3 dias. Com base nesta experiência, portanto, resolvi dar um voto de crédito e fechamos a compra. Logo em seguida, percebi que os estágios da compra estavam avançando de modo bem mais lento do que minha última compra e, ás vezes, nem avançavam.

A máquina que comprei teve seu pedido registrado em 26/11, em 27/11 o pagamento foi processado, o pedido foi faturado e, em seguida, liberado para a transportadora e, em 29/11, eu já havia recebido a entrega.

A dupla "Geladeira/Fogão" teve seu pedido registrado em 21/01 e no mesmo dia o pagamento foi processado. E nada de faturamento...

Comecei a monitorar diariamente e... nada.

Resolvi, então, "simular" um novo pedido e, então, percebi que a Geladeira em 110v não estava mais disponível. Assim sendo, imaginei que estavam com problema de estoques e, a essa altura, se não cancelassem o meu pedido, eu já estava me dando por satisfeito.

Continuei monitorando e, quando a Geladeira em 110v voltou a ficar disponível, chequei o status e percebi que, em 27/01, haviam registrado a informação de que o produto seria entregue em 10/02! Tudo bem, o RicardoEletro tem um bom preço. Mas 20 dias entre o pedido e a entrega? Achei exagerado, mas mantive a calma e aguardei.

No dia combinado, paguei uma pessoa para passar o dia lá esperando e... nada. No Sábado, o Atelier ficou aberto o dia inteiro e... nada. No Domingo, telefonei para o Tele-Atendimento, e fui saudado por uma gravação informando sobre o horário de segunda a sexta-feira e sábados pela manhã.

Aguardei pacientemente e liguei na segunda-feira. Depois de quase meia hora de desentendimentos, consegui um número de protocolo e a promessa que, em 4 dias úteis (!!!!!), "estariam me ligando para estarem informando" o novo prazo. Insisti para que me ligassem, pois poderia não haver ninguém na casa para recebê-los, se não soubéssemos, com um mínimo de antecedência, a nova data prevista de entrega.

No dia 14/02, ou seja, 3 semanas e meia depois da realização do pedido inicial, o produto é entregue. Assim : me liga um sujeito às 19:45, querendo que eu explique a ele como se faz para chegar no Atelier; eu pergunto "quando vocês pretendem fazer a entrega?" e ele responde "Agora!". Dei sorte que havia pessoas na casa e, assim, recebemos a encomenda, sem nenhuma informação a mais. Já passavam das 20:00.

Preço, eles tem. Prazo, Deus me livre. Mas qualidade, que engloba informação, produto ok e pós-venda, esta fica muito a desejar. O produto chegou ok, mas o prazo é absurdo e o fluxo de comunicação entre as áreas não existe.

Não estou fazendo um protesto, mas um apelo : aos clientes, que lembrem desta falta de respeito ao consumidor quando procurarem preço pois, muitas vezes, o barato sai caro; e, aos lojistas, que respeitem um pouco mais o cliente com INFORMAÇÃO!!!!!

Ciao!